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17 de mar. de 2023
Conheça Alguns Termos Utilizados no Vocabulário das Empresas
A vida moderna dentro das empresas está cada vez mais complexa e cheia de novos termos e expressões. Gostaria de compartilhar alguns termos e suas definições no intuito de facilitar a comunicação interna e o entendimento entre as equipes. Obviamente e como este assunto pode ficar muito extenso, escolhi aqueles que acredito serem de maior relevância.
A ordem dos termos utilizados neste glossário não foi orientada de forma alfabética e sim através de uma ordenação lógica a partir de uma hierarquia dos termos.
Planejamento Estratégico: O planejamento estratégico é um documento elaborado, discutido, aprovado, formalizado e divulgado que estrutura todas as ações do negócio, em um período determinado, quanto aos fundamentos estratégicos, diretrizes, objetivos, estratégias, planos de ação e indicadores, de forma a embasar a tomada de decisão e orientar para um crescimento organizado e voltado para os resultados pretendidos.
Fundamentos Estratégicos: Filosofia empresarial. Conjunto de elementos que definem uma organização geralmente representados pelo negócio, missão, visão, valores, logomarca e slogan.
Negócio ou Propósito: Ocupação, atividade. Motivo da existência de uma organização.
Missão: Encargo a cumprir. Define quem é a organização e como ela se posiciona estrategicamente.
Visão: Projeção de futuro. Alcance da organização. Onde ela quer chegar e como ela quer ser conhecida e/ou reconhecida.
Valores: Crenças que definem princípios. Os valores envolvidos em uma organização inspira o código de ética. Servem como orientação e definição do “caráter” da organização, dando forma e conteúdo a todas as demais ações.
Logomarca: figura criada para simbolizar a organização.
Slogan: O slogan é a assinatura da marca e representa a ideia ou propósito que se deseja passar através da marca. Frase de efeito que geralmente acompanha a logomarca.
Diretrizes: Princípios norteadores que balizam decisões e orientam objetivos.
Elementos Estratégicos Corporativos: Aplicados a toda organização, isto é, de forma institucional.
Elementos Estratégicos Competitivos: Aplicados a cada divisão ou unidade de negócios. Devem estar alinhados aos elementos estratégicos corporativos.
Elementos Estratégicos Específicos: Aplicados a áreas, projetos, programas, etc.. que necessitam adequações para atendimento de especificidades, geralmente relacionados a requisitos técnicos e regulamentares aplicáveis. Devem estar alinhados aos elementos estratégicos competitivos.
Objetivos: Alvo. Direção. O que se pretende alcançar.
Estratégias: Caminhos adotados para o alcance dos objetivos. Habilidades para superar desafios e manter-se na direção proposta.
Indicadores: Conjunto de dados que se traduzem em informações. Série histórica que representa algo sendo medido, mensurado.
Índice: Indicador isolado numa única medição.
Planos de Ação: Conjunto de ações organizadas para definir quem, quando inicia, como e até quando uma estratégia será realizada.
Gestão: Forma ou método de gerenciamento voltada para resultados.
Compliance: capacidade de estar em conformidade com leis internas, diretrizes, políticas, padrões éticos e regulamentos, sejam internos da organização ou externos (regulamentares).
Governança: Sistema pelo qual uma organização é dirigida, supervisionada e responsabilizada por atingir seu propósito definido.
Estrutura de governança: Estratégias, políticas, estruturas de tomada de decisão e responsabilidades por meio das quais os arranjos de governança da organização operam.
Organização: Pessoa ou grupo de pessoas que tem suas funções, responsabilidades, autoridades e relacionamentos definidos, dentro de um infraestrutura adequada, para atingir objetivos relacionados ao próprio negócio e missão.
Gestão de riscos: Levantamento, quantidade e tipo de riscos que uma organização está disposta a perseguir ou reter, bem como forma de análise, classificação, mitigação e planos de contenção relacionados.
Políticas: Arte de negociação para compatibilizar interesses e orientar comportamentos esperados. Conjunto de diretrizes organizacionais que definem atitudes.
Due diligence: Processo através do qual as organizações identificam, avaliam, previnem, mitigam e contabilizam de forma proativa como abordam os impactos adversos reais e potenciais como parte integrante da tomada de decisão e gestão de risco.