• Home
  • Empresa
  • Unidades de Negócio
  • Clientes
  • Notícias
  • Downloads
  • Contato
 

Notícias

ISO 45001 - Nova norma programada para 2017

889 leituras

Substituta da OHSAS 18001, a norma ISO para Saúde Ocupacional e Segurança deve ser lançada em novembro do próximo ano.

A votação para a primeira versão preliminar da Norma Internacional (DIS) da ISO 45001 não obteve aprovação durante votação ocorrida em maio de 2016. Uma segunda versão da DIS deve ser publicada.

O Comitê de Projetos da ISO/PC283 recebeu cerca de três mil comentários sobre a DIS da ISO 45001, que foram discutidos durante reunião realizada em junho de 2016 no Canadá. Por conta disso, o comitê definiu que avançará na publicação de uma segunda versão DIS (DIS2) da norma de Saúde Ocupacional e Segurança.

Após esse anúncio, um Grupo Técnico se reuniu em setembro para realizar uma análise dos comentários recebidos, e uma reunião com todo o comitê do projeto também foi realizada na Lituânia, entre 30 de outubro e 4 de novembro passado, para analisar o relatório deste grupo técnico. Durante essa última reunião do Comitê de Projeto, avançou-se muito em relação a um consenso sobre os textos das cláusulas 4 a 10 da DIS2. O Comitê de Projeto se reunirá novamente em fevereiro de 2017 em Viena para concluir a análise dos comentários recebidos.

Além disso, o cronograma do projeto foi ampliado de três para quatro anos e a secretaria da ISO confirmou que a prorrogação de nove meses também poderá ser aplicada caso o projeto não esteja terminado a tempo.

O cronograma revisado se baseia no avanço mais recente e nas últimas informações recebidas conforme abaixo:

Fevereiro de 2017 – Reunião do Comitê de Projeto para conclusão da análise dos documentos
Abril/Maio 2017 – Publicação da DIS2 para consulta pública
Junho/Julho 2017 – Votação da DIS2
Setembro de 2017 – Reunião do Comitê de Projeto para analisar os resultados da votação.

Se a DIS2 for aprovada e o número de comentários for pequeno, o Comitê do Projeto pode concordar em pular o estágio da FDIS e concluir a análise dos comentários da DIS2 na reunião de setembro. Isso permitirá o anúncio final da nova versão no início de novembro de 2017. Contudo, se um processo da FDIS for obrigatório ou um grande número de comentários for recebidos (exigindo reuniões adicionais para processá-los) a publicação poderá ser adiada para março de 2018.

Fonte: SGS

Publicado: 08/12/2016 | 9h

Voltar para notícias