• Home
  • Empresa
  • Unidades de Negócio
  • Clientes
  • Notícias
  • Downloads
  • Contato
 

Notícias

Você sabe o que é uma Auditoria?

720 leituras

Uma auditoria é um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas numa organização, em um determinado departamento ou na cadeia de fornecimento.
As auditorias servem para verificar se os processos estão de acordo com o planejado e se todas as normas foram implementadas em conformidade com o estabelecido. Os relatórios de auditoria devem ser objetivos, com detalhes específicos das evidências encontradas, de modo a potencializar os resultados de gestão da organização.

Um auditor tem o papel de isenção, que lhe permite observar e avaliar todos os processos de forma independente, para que possa avaliar o real desempenho de determinado procedimento ou organização.

Para tal, o auditor analisa a documentação existente na organização, que pode ser em papel ou em formato digital, por exemplo, no sistema informático. Desta forma, o auditor sabe o que está definido e como as atividades devem ser desencadeadas.

De modo a avaliar as práticas existentes na organização são realizadas entrevistas a colaboradores e o auditor também observa como as atividades do dia-a-dia são desempenhadas.

Vantagens da Auditoria

Com a realização de uma auditoria, a gestão de topo tem acesso à informação e dados que lhe possibilitam monitorizar o desempenho da organização, tendo em conta as suas características específicas. Permitindo-lhe, assim, avaliar a conformidade das políticas e procedimentos implementados, para apoiar decisões.

Os relatórios entregues pelos auditores suportam, igualmente, ações futuras que promovem uma política de melhoria contínua na organização, que trará frutos a médio prazo.

Ampliando a auditoria à cadeia de fornecimento, a gestão poderá ainda encontrar informações valiosas para a eficiência do negócio. Como descobrir quais os melhores parceiros, os processos mais rentáveis e, até, identificar novas possíveis parcerias. Não deixando, ainda assim, de identificar a possibilidade de salvaguardar-se de problemas futuros, relacionados com fornecedores.

O conjunto de todos estes dados, fornecidos por uma auditoria, assegura bases de gestão que potencializam resultados mais efetivos para o negócio.

Saiba mais informações sobre Auditorias Internas e Externas na página de Auditoria da APCER.

Fonte: Site Apcer Brasil

Voltar para notícias