• Home
  • Empresa
  • Unidades de Negócio
  • Clientes
  • Notícias
  • Downloads
  • Contato
 

Notícias

Revisão da NBR ISO 9001:2015

668 leituras

A Norma ISO 9001 de Sistema de Gestão da Qualidade, que está em fase final de revisão, atingiu o estágio de FDIS (rascunho final).
Neste estágio, os países membros da ISO têm dois meses para formar uma posição nacional e votar o projeto final da norma até 9 de setembro.
A previsão de publicação do novo texto é para setembro de 2015. Após este período, as empresas certificadas terão 3 anos para migração para o novo texto.
Empresas interessadas em certificarem na ISO 9001 poderão fazê-lo na versão 2008 até setembro de 2016.

Quanto ao novo texto e se comparado com o DIS (versão apresentada no último workshop da EJRos Brasil), as mudanças são relativamente pequenas.
As mais extensas foram na introdução e nas figuras, que foram muito simplificadas, com parte do texto explicativo transferido para um anexo informativo.
Cabe salientar que os termos e definições foram retirados da norma e adicionados à norma ISO 9000, que traz o vocabulário da ISO.
À exceção de uma “arrumação” geral do texto como um todo e uma maior coerência na utilização de termos específicos, houve uma série de pequenas alterações técnicas.
Por exemplo, a alta administração deve agora promover o uso do pensamento baseado em risco, adicionalmente a uma abordagem de processo. Também adicionou-se explicações sobre o ambiente de processo aplicado a organizações de serviços e requisitos maiores para as atividades de produção e de serviços para prevenir o erro humano.

Deve-se ter em mente que a revisão da ISO 9001:2015 é um processo de evolução e modernização da própria norma.
As primeiras versões da ISO 9001 (em 1987 e 1994) foram bastante prescritivas com muitos requisitos específicos para procedimentos documentados e registros.
Em 2000 foi introduzida a abordagem de processo, que focou na gestão dos processos, exigindo menos documentação e mais foco na própria gestão da empresa. Isto foi mantido na revisão de 2008.
Agora foi-se um pouco mais longe. A ISO 9001: 2015 é ainda menos prescritiva do que sua antecessora, mas com uma filosofia subjacente que é “o resultado final” (output matters). Por exemplo, os processos estão alcançando os resultados planejados? O sistema está cumprindo sua promessa de fornecer a confiança na capacidade de uma organização oferecer produtos e serviços conformes? Em outras palavras, a ISO 9001: 2015 é muito baseada no desempenho, com um foco no que tem de ser alcançado em vez de como alcançá-lo. Isto foi conseguido combinando a abordagem de processo com o pensamento baseado em risco, e empregando o ciclo Plan-Do-Check-Act em todos os níveis da organização, levando em consideração o contexto em que a organização opera.

A EJRos está oferecendo no mês de setembro, curso de atualização na nova ISO 9001:2015!!
Informe-se na área de treinamentos do nosso site.

Voltar para notícias