• Home
  • Empresa
  • Unidades de Negócio
  • Clientes
  • Notícias
  • Downloads
  • Contato
 

Notícias

EJRos Brasil e Guizzo Arquitetura realizam palestra sobre sustentabilidade na construção civil

669 leituras

No dia 05 de junho, em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, a EJRos Brasil em parceria com a Guizzo Arquitetura, realizou uma palestra tendo como tema: Projetos Sustentáveis/Selo Procel Edifica: Um novo conceito na arquitetura, vantagens competitivas.

O evento foi realizado as 17h na sala de treinamentos da EJRos Brasil e contou com a presença de 23 pessoas, entre elas representantes de construtoras, incorporadoras e escritórios de arquitetura e engenharia da região.

O Diretor Executivo da EJRos Brasil, Sr. Everton J. De Ros, deu as boas vindas aos participantes e apresentou a EJRos Brasil e os novos serviços que estão sendo lançados este ano.

O evento também contou com a presença do Sr. Vereador de Caxias do Sul, Guila Sebben, que falou sobre um projeto de lei de sua autoria, que prevê redução do IPTU para imóveis que adotem medidas que estimulem a proteção e recuperação do meio ambiente.

Na sequencia, foi dado início a palestra com o Sr. Arquiteto Gilberto Guizzo, proprietário e responsável técnico da empresa Guizzo Arquitetura e Construções.

Gilberto falou sobre os impactos das construções ao meio ambiente, como a grande quantidade de consumo de energia e de água, e a produção de esgotos e lixos gerados. Falou também sobre a importância de construções sustentáveis, pois reduzem os impactos ambientais além de ser uma vantagem competitiva e estratégica paras as empresas.

Explicou sobre o Selo Procel Edifica e o Selo Casa Azul – Programa de Construção Sustentável da Caixa Econômica Federal, que têm como objetivo reconhecer e incentivar projetos que demonstrem suas contribuições à redução de impactos ambientais. Também explicou sobre o selo LEED, sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações.

Segundo Gilberto, o Selo Procel Edifica ajuda as empresas que buscam a certificação ISO 14.000 – Sistema de Gestão Ambiental, pois ele contribui no consumo de energia mapeando as condições de eficiência energética e conforto térmico das edificações. “Cabe explicar que o selo não ensina a projetar, ele simplesmente avalia o desempenho energético do seu projeto” esclarece.

Muitos projetos sustentáveis ajudam na certificação, completa De Ros. “Muitas empresas não conseguem certificar na ISO 14001 por não terem instalações em condições técnicas e arquitetônicas adequadas” diz.

Voltar para notícias