• Home
  • Empresa
  • Unidades de Negócio
  • Clientes
  • Notícias
  • Downloads
  • Contato
 

Notícias

EJRos Brasil realiza workshop sobre a ISO 9001:2015

673 leituras

A EJRos Brasil realizou no dia 25 de outubro, nas dependências do Personal Royal Hotel em Caxias do Sul, seu Workshop 2013, evento que tradicionalmente é organizado pela EJRos Brasil especialmente para seus clientes. Este ano o tema escolhido foi a “ISO 9001:2015 – O que vem por aí”, tendo como objetivo apresentar as principais tendências de mudanças e as estratégias para a transição da norma dentro das empresas.

Estiveram presentes no evento cerca de 150 pessoas, entre gestores da qualidade, executivos, estudantes e diretores de empresas que utilizam a norma ISO 9001 em suas empresas. O evento também contou com a presença e a parceria da Rádio Gaúcha Serra.

O evento foi aberto pelo Diretor Executivo da EJRos Brasil, Sr. Everton J. De Ros que deu boas vindas aos participantes, falou sobre novos serviços que estão sendo estruturados e as novidades para 2014.

Na sequencia, foi dado início a palestra com o Sr. Luiz Carlos do Nascimento, presidente do comitê CB25 e delegado brasileiro no comitê TC 176, responsável pela revisão da norma ISO 9001.

Luiz Carlos falou sobre o andamento do processo da revisão da ISO 9001, as etapas, cronogramas e prazos. “As normas passam por um processo de revisão a cada cinco anos, para determinar se devem ser mantidas ou alteradas. O processo de revisão atual deverá durar três anos, a partir de 2012. Caso todas as etapas sejam cumpridas com sucesso, a nova norma deverá ser publicada em 2015.” diz.

Algumas alterações vão ocorrer em requisitos específicos da norma, porém o escopo permanece o mesmo. Além disso, Luiz Carlos ressalta que as decisões da ISO são tomadas por consenso “Ninguém, ao certo, pode afirmar quais mudanças prevalecerão, pois ainda devem ser submetidas a comentários e votações, portanto não devem ser encaradas como definitivas.” esclarece.

Para as organizações certificadas, Luiz Carlos explica que provavelmente terão que passar por um processo de revalidação, mas que apartir da publicação da norma, possivelmente terão um prazo em torno de três anos para se adequarem.

Por fim, Luiz Carlos recomendou que as empresas mantenham-se informadas sobre as mudanças através do site da ABNT/CB25 http://www.abntcb25.com.br/do e-mail cb25@abntcb25.com.br, ou do telefone (21) 2220-6631.

Voltar para notícias