• Home
  • Empresa
  • Unidades de Negócio
  • Clientes
  • Notícias
  • Downloads
  • Contato
 

Notícias

Inmetro obtém o status de signatário do acordo internacional do ILAC e IAAC para organismos inspeção

705 leituras

O Inmetro, por meio da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) obteve, em 27 de fevereiro de 2013, o status de signatário do acordo internacional da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e da InterAmerican Accreditation Cooperation (IAAC). O reconhecimento foi oficializado após as discussões no Grupo do Acordo Multilateral da IAAC (MLA), na data supracitada, na Jamaica.

O Grupo do MLA discutiu o fechamento das constatações verificadas por um avaliador par da IAAC do organismo de acreditação do Chile, que visitou a Cgcre no período de 18 a 22 de outubro de 2012 e realizou follow-up para inspeção. O follow-up representa uma avaliação de acompanhamento que visa constatar se a Cgcre está atendendo às normas internacionais para reconhecimento de organismos de acreditação, no caso, específico para a área de organismos de inspeção. Esse acompanhamento foi necessário pois havia alguns pontos pendentes da avaliação de pares de março de 2012.

A primeira avaliação de pares, ocorrida entre os dias 18 e 23 de março de 2012, foi realizada com a visita de sete avaliadores de organismos de acreditação congêneres da IAAC para a avaliação, visando o pedido de reconhecimento da Cgcre como organismo de acreditação de organismos de inspeção. A avaliação também englobou a manutenção dos acordos multilaterais de reconhecimento como organismo de acreditação de laboratórios de ensaio, calibração e clínicos pela ILAC e organismos de certificação de produtos, de sistemas de gestão da qualidade e ambiental pelo International Accreditation Forum (IAF).

A Cgcre já havia confirmado, em agosto de 2012, a manutenção do status de signatário do acordo internacional para os escopos de laboratório de calibração e de ensaios (ISO/IEC 17025), laboratórios de ensaio segundo a ISO 15189, Organismos de Certificação de Produtos (ISO/IEC Guia 65) e Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade e Sistema de Gestão Ambiental (ISO/IEC 17021). Para a extensão do acordo de reconhecimento como organismo de acreditação de organismos de inspeção é que se deu a visita do avaliador chileno. Posteriormente, houve a efetivação do status de signatário do acordo internacional de reconhecimento da ILAC e da IAAC para organismos de inspeção.

Fonte: Site Inmetro

Voltar para notícias