• Home
  • Empresa
  • Unidades de Negócio
  • Clientes
  • Notícias
  • Downloads
  • Contato
 

Notícias

Manual Brasileiro de Acreditação - ONA passa por consulta pública

666 leituras

O Manual Brasileiro de Acreditação das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde, que estabelece os padrões para o processo de acreditação das organizações de saúde, acaba de passar por mais uma revisão. O processo, que teve início em janeiro, foi coordenado pela equipe técnica da ONA – Organização Nacional de Acreditação e contou com a participação de representantes das Instituições Acreditadoras Credenciadas (IACs), que integram o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA) e de profissionais especialistas convidados.

A minuta do novo texto passa agora por consulta pública, ficando disponível no período de 25 de março a 11 de abril, no Portal da ONA (www.ona.org.br), para receber sugestões. A ONA está convidando instituições técnicas e científicas que atuam na área de saúde para contribuir com o processo, mas todos os interessados podem participar e não há necessidade de inscrição. As contribuições deverão ser encaminhadas para o e-mail ona@ona.org.br até o dia 11 de abril.
Realizada de quatro em quatro anos, a revisão do manual da ONA tem como objetivo atualizar os padrões desse importante instrumento, que é utilizado pelas organizações de saúde que buscam a certificação ou a renovação da acreditação, visando a melhoria do seu desempenho gerencial e assistencial.
Atualmente, o manual das OPSS é aplicável às seguintes organizações de saúde: hospitalar; hemoterapia; laboratório; terapia renal substitutiva; diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear; ambulatório e/ou pronto atendimento; e atenção domiciliar.
A última revisão foi em 2010 e esta edição que está em processo de revisão passará a vigorar a partir de janeiro de 2014.

Voltar para notícias