• Home
  • Empresa
  • Unidades de Negócio
  • Clientes
  • Notícias
  • Downloads
  • Contato
 

Notícias

Equipamentos com classe de isolação 0 ou 01 estão com os dias contados

684 leituras

O Inmetro através da Portaria n. 10 de 2010, estabeleceu o fim da fabricação e comercialização de aparelhos com classe de isolação elétrica 0 e 01.

Os aparelhos eletrodomésticos de classe de isolação 0 são aqueles no qual a proteção contra choque elétrico é assegurada, exclusivamente, pela isolação básica, não sendo
previstos meios para ligar as partes acessíveis condutivas, se existentes, ao condutor de aterramento da instalação elétrica, ficando a proteção, no caso de uma falha da isolação básica em uso normal, na dependência das condições do ambiente.

Já os aparelhos eletrodomésticos de classe de isolação 01 são aqueles em que, embora tenham isolação básica em todas as suas partes acessíveis condutivas e sejam dotados de terminal de aterramento, o respectivo cordão de alimentação não dispõe de condutor de aterramento, bem como o plugue não dispõe do contato de aterramento necessário, não garantindo, assim, a proteção adequada contra choque elétrico.

Os prazos aplicados pela portaria são os seguintes:

A partir de 1º de janeiro de 2014, não serão mais admitidas a fabricação e a importação, para o mercado nacional, de aparelhos eletrodomésticos e similares pertencentes às classes de isolação 0 e 01, devendo os mesmos estar em conformidade com as demais classes previstas nas normas técnicas da série ABNT NBR IEC 60335.

Fabricantes e importadores não deverão, a partir de 1º de outubro de 2014, comercializar, no mercado nacional, aparelhos eletrodomésticos e similares de classes de isolação 0 e 01.

A partir de 1º de julho de 2015, não será mais admitida a comercialização dos aparelhos supramencionados de classes de isolação 0 e 01, no mercado nacional, devendo os mesmos estar em conformidade com as demais classes de isolação previstas nas normas técnicas da série ABNT NBR IEC 60335.

“Muitos equipamentos já estão adequados as exigências do mercado, pois já são projetados e fabricados com classes de isolação 1 ou 2, muito mais seguras” afirma Everton J. De Ros, Diretor Executivo da EJRos Brasil. “Estamos prontos, através de nossa equipe de assessores técnicos, para auxiliar aos clientes em relação a esta mudança”, complementa De Ros.

Voltar para notícias