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ANS busca diferenciação de qualidade com acreditação de operadoras

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“A acreditacao possibilita um diferencial, tanto na ótica do consumidor quanto na de gestão interna.” Esta é a visão do Diretor-Adjunto da Diretoria de Normas e Habilitação das Operadoras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Leandro Fonseca da Silva, sobre o benefício da acreditação. Segundo ele, a acreditação melhora a gestão e, consequentemente, a percepção de qualidade pelo consumidor. Para o diretor, a acreditação pode ainda implicar no aumento de competitividade entre as operadoras de operadoras de planos de saúde. “Entendemos que a decisão dos gestores em executar o programa de acreditação da ANS depende da visão estratégica de perseguir estes interesses”, sublinha.

O diretor afirma que a Agência está monitorando o comportamento do mercado. Ele acredita que as operadoras irão aderir voluntariamente ao programa, instituído em novembro do ano passado pelo órgão. Como a acreditação é um processo que leva tempo e exige o envolvimento de todas as áreas de uma operadora, da Silva diz que não há expectativa, por parte da ANS, de um grande número de operadoras serem acreditadas em pouco tempo. No entanto, admite que a instituição estuda possibilidades de criar algum incentivo para adesão ao mesmo, nos moldes da valoração diferenciada do programa de qualificação das operadoras. “O programa de acreditação é aplicado por entidades acreditadoras que avaliam in loco os serviços disponibilizados pelas operadoras, com a utilização de indicadores de qualidade pré-estabelecidos, preferencialmente baseados em padrões internacionais. Ao promover uma diferenciação da operadora certificada, o programa de acreditação busca induzir um padrão de gestão e de concorrência baseada em qualidade”, argumenta da Silva.

Por representar um diferencial de qualidade, o entendimento da ANS é de que a acreditação possa ajudar os consumidores na escolha da operadora de planos de saúde. “Por meio da acreditação, os consumidores de planos de saúde passam a ter melhor percepção dos diferentes níveis de qualidade existentes entre as operadoras. Quanto mais elevado for o grau de eficiência de uma operadora, melhor a qualidade poderá ser percebida”, garante o Diretor-Adjunto da Diretoria de Normas e Habilitação das Operadoras da ANS.

Fonte: http://www.cbacred.org.br/site/noticias/ans-busca-diferenciacao-de-qualidade-com-acreditacao-de-operadoras/

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